[GTER] Informação - ATM baixo custo

Leonardo Rodrigues Magalhães leolistas at solutti.com.br
Wed Oct 22 15:51:27 -02 2008

Miguel Suarez Xavier Penteado escreveu:
> 	A idéia, embora aparente ir na contra-mão da tecnologia, é levar o ATM ao
> ambiente de pequenos escritórios, uma vez que seu suporte a QoS em camada 2 é
> muito, muito robusto.

    eu fico pensando aqui qual seria a real utilidade disso .... sim,
sei que tem QoS, tem outras vantagens .... mas e na prática, vai dar
diferença ???

    'QoS em Pequenos Escritórios'  ...... e pequenos escritórios
precisam de QoS na camada 2 ???? Ah sim, precisam, pra priorizar o
tráfego disso ou daquilo outro ..... Mas sabendo que utilizando switchs
Ethernet genéricos e placas de rede Ethernet também genéricas, dos mais
baratos que você encontrar, você consegue manter taxas de transferência
fácil na casa dos 50-60Mbit/s, será que QoS em pequenos ambientes vai
mesmo fazer diferença ????

    Sei lá .... não é desmecerendo seu estudo nem querendo
desencorajá-lo ... mas dado somente as informações que você colocou, eu
não consigo ver utilidade absolutamente nenhuma pra implementação de ATM
em pequenas redes. Não vejo utilidade e não sei se isso teria alguma
vantagem em termos de custo/benefício. Imagino eu que placas ATM, por
venderem BEM menos que placas Ethernet, devem ser mais caras ..... e aí
utilizar placas mais caras pra não ter vantagens reais ???

--

	Atenciosamente / Sincerily,
	Leonardo Rodrigues

	gertrudes at solutti.com.br