[GTER] DNS Reverso domínios .com

Paulo Renato paulorenato at netsolution.eti.br
Thu Oct 9 17:19:54 -03 2008

 Boa tarde !

Segundo a RFC 2117 <http://www.rfc-editor.org/rfc/rfc2317.txt>especifica que
a delegação IN-ADDR.ARPA (referente ao DNS REVERSO) não tem ligações com
dominios, somente com os IP's dos servidores DNS autorizados pela zona em
questão.

A respeito da GVT,  a mesma adotou algumas medidas de segurança para evitar
fraudes, sendo uma delas
não delegar servidores DNS para dominios .com, já que para registrar um
dominio .com não é necessário requisitos confiáveis como CNPJ.

Portanto a GVT somente realiza apontamentos PTR (DNS REVERSO) para dominios
.com.br, devido a politica de segurança da mesma e não devido a
especificações técnicas de DNS REVERSO para dominios .com .
No próprio sistema de apontamentos de DNS da GVT é especificado o .com.br no
final do dominio o que de fato força delegações somente para .com.br.
Assim que efetua um apontamento é realizado uma checagem do CNPJ do cliente
cadastrado na GVT com o CNPJ cadastrado no site do registro.br para o
dominio em questão, caso sejam os mesmos o apontamento é realizado, senão é
negado.

Abraços,

Paulo Renato
Networks & Security

2008/10/6 Danton Nunes <danton at inexo.com.br>

> On Mon, 6 Oct 2008, Cleiton Reis wrote:
>
>  Liguei para a GVT e falei com outro atendente, ele me informou o seguinte:

> de novo é uma frase sem sentido. acho que eles nem sabem o que é reverso.

Paulo Renato
Divisão de Operação de Incidência a Redes de Computadores e Segurança da
Informação