[GTER] duvida ntpd + atraso

Paulo César Naves Mota pcnmota at gmail.com
Tue Oct 7 08:52:33 -03 2008

Bom dia Antônio,

        Obrigado pelas informações, porém já fiz testes utilizando o iburst
também e ainda tive os mesmos problemas:
        - Usarei como servidor NTP uma máquina virtual em cima de VMWare ESX
3.0.x. O que tive lendo à respeito é que o ciclo de clock em máquinas
virtualizadas é diferente, gerando um problema quando esta máquina
virtualizada está processando outra coisa, por exemplo, o meu ntpd vai
funcionando normalmente, mas se o squid começa a funcionar, ele começa a
atrasar e vai atrasando, chegou a um ponto de 20 minutos de atraso. Em
algumas documentações da própria VMWare, obtive as informações que lhe
passei.
        No momento estou testando uma conf passada pela vmware, mas quando
rodei o sysreport, o horário atrasou também. Não sei o que fazer... Acho que
o jeito será utilizar de uma máquina física para ser o meu servidor ntp.
Meu ntpd.conf atual:
# ntpd.conf
tinker panic 0
restrict 127.0.0.1
restrict default kod nomodify notrap
ntp.dominio.com.br
driftfile /var/lib/ntp/drift
logfile /var/log/ntp

[root at server etc]# cat /etc/ntp/step-tickers
ntp.dominio.com.br

[root at server etc]# ntpq  -p
     remote           refid      st t when poll reach   delay   offset
jitter
*máquina.dominio .LOCL.           1 u  158 1024  377    4.031   10.905
23.267

      Utilizei o próprio comando ntpdate de uma terceira máquina para checar
o horário no meu ntp server e no servidor que ele se atualiza:

    sudo ntpdate -v meuNTPserver; sudo ntpdate -v OutroServidor
 7 Oct 08:50:49 ntpdate[25019]: ntpdate 4.2.4p4 at 1.1520-o Fri Mar  7 20:24:08
UTC 2008 (1)
 7 Oct 08:50:49 ntpdate[25019]: adjust time server IP  offset -0.123052 sec
 7 Oct 08:50:49 ntpdate[25020]: ntpdate 4.2.4p4 at 1.1520-o Fri Mar  7 20:24:08
UTC 2008 (1)
 7 Oct 08:50:50 ntpdate[25020]: adjust time server IP offset -0.032444 sec

     Neste caso está legal, porém como disse antes, se ponho processamento
na máquina, em poucos segundos de processamento ele já atrasa minutos e por
ai vai...

      Obrigado à você e à todos !!

2008/10/6 Antonio M. Moreiras <moreiras at nic.br>

> Paulo,
>
> Você pode "acelerar" esse tempo usando o parâmetro *iburst*, para cada
> servidor no ntp.conf.
>
> Esses 4 minutos correspondem ao tempo que o seu ntpd leva para sentir-se
> seguro quanto ao bom caráter de suas referências, o que exige algum
> relacionamento. Antes disso, ele não vai fornecer o tempo para seus
> próprios clientes. O iburst incrementa a troca de pacotes inicial, toda
> a vez que o ntp é (re)iniciado, e serve justamente para que ele ganhe
> confiança em seus interlocutores mais rapidamente, diminuindo esse tempo
> [...]

Att,

---
Paulo Cesar Naves Mota
Administrador de Redes
11 - 7526-0580
°v°     "Be Free, Use Linux / FreeBSD "
/(_)\    Linux Certification LPIC - I
^ ^
"Insanidade é continuar a fazer o que você sempre fez,
desejando obter resultados diferentes!" (O Monge e o Executivo )
"Há mais pessoas que desistem do que pessoas que fracassam." Henry Ford
"Não é só bater na porta certa, mas bater até abrir." Guy Falks