[GTER] duvida ntpd + atraso

Antonio M. Moreiras moreiras at nic.br
Mon Oct 6 20:51:55 -03 2008

Paulo,

Você pode "acelerar" esse tempo usando o parâmetro *iburst*, para cada
servidor no ntp.conf.

Esses 4 minutos correspondem ao tempo que o seu ntpd leva para sentir-se
seguro quanto ao bom caráter de suas referências, o que exige algum
relacionamento. Antes disso, ele não vai fornecer o tempo para seus
próprios clientes. O iburst incrementa a troca de pacotes inicial, toda
a vez que o ntp é (re)iniciado, e serve justamente para que ele ganhe
confiança em seus interlocutores mais rapidamente, diminuindo esse tempo
para aproximadamente 10s.

Uma bom exemplo de configuração (ntp.conf) para o seu servidor seria:

#---------------------------------------------------------
# "memoria" para o escorregamento de frequencia do micro
# pode ser necessario criar esse arquivo manualmente com
# o comando touch ntp.drift
driftfile /etc/ntp.drift

# estatisticas do ntp que permitem verificar o historico
# de funcionamento e gerar graficos
statsdir /var/log/ntpstats/
statistics loopstats peerstats clockstats
filegen loopstats file loopstats type day enable
filegen peerstats file peerstats type day enable
filegen clockstats file clockstats type day enable

# servidores publicos do projeto ntp.br
server a.ntp.br iburst
server b.ntp.br iburst
server c.ntp.br iburst

# outros servidores bem comportados
server ntp.on.br iburst
server santuario.pads.ufrj.br iburst

# configuracoes de restricao de acesso
restrict default kod notrap nomodify nopeer
#--------------------------------------------------------

Para tentar ajudá-lo no outro problema, gostaria que você postasse
alguns dados adicionais:
- o ntp.conf que está usando
- o resultado do comando "ntpq -p"

E gostaria também de entender também como você mediu o atraso.

Você conhece o site ntp.br (http://ntp.br)? Se não, gostaria de sugerir
que desse também uma olhada na documentação e exemplos de configuração
que há lá.

Por fim, é bom lembrar que o ntpdate está depreciado e seu uso não é
recomendado. Na grande maioria dos casos é mais apropriado rodar o ntpd
em todos os clientes.

[]s
Antonio M. Moreiras.
moreiras at nic.br