[GTER] Praticas de SMTP 'para fora' e etc

Wagner Assis wagnerbassis at gmail.com
Fri Nov 21 23:30:07 -02 2008

Na rede que gerencio, não possuimos um filtro de SMTP, mas estou estudando a
possibilidade de utilizar iptables com CONNLIMIT ou IPLIMIT.
- Limitar número conexões por ip e/ou limitar numero de conexões por unidade
de tempo.
Bloquear praticamente não é opção no meu caso, uma vez que é uma política
muito arbitrária e causaria muitos transtornos.

Quanto aos servidores de email, o Relay só é feito depois de autenticado,
independente se o acesso é interno ou externo.

Wagner Assis