[GTER] Praticas de SMTP 'para fora' e etc

Alfredo Dal´Ava alfredo.dalava at gmail.com
Thu Nov 20 12:49:25 -02 2008

Olá Júlio,

   É uma discussão bastante interessante. Gostaria de ouvir outras pessoas à
respeito.
   Aqui não filtramos, deixamos à critério do SMTP de destino aceitar ou não
os e-mails enviados pelos nossos clientes. Todo o nosso range de "IP
dinâmico" está cadastrado em RBLs que informam que o range é "dinâmico".
Para nossos clientes que estão de fora é obrigatório o uso de autenticação
SMTP para enviar através de nossos servidores.
   Não acredito que esta seja a melhor solução, porém a idéia de bloquear
todo o conteúdo SMTP também não é bem vinda.
   Ja pensei em colocar um filtro de SMTP (redirecionando para um servidor
as conexões que nossos clientes tentam fazer diretamente na porta 25
externa), porém não cheguei à conclusão de como filtrar o que é legitimo ou
não... e ai eu gero outro problema, que é manter este servidor filtro livre
de pragas e com o "nome limpo" na internet.
[]'s
Alfredo