[GTER] BGP

Leonardo Rodrigues Magalhães leolistas at solutti.com.br
Fri Nov 21 09:44:08 -02 2008

    nunca usei pra BGP ... mas utilizo vários modelos diferentes de
RouterBoard com OpenWRT pra diversas aplicações e funciona que é uma
maravilha !!! Pra falar a verdade nunca nem cheguei a bootar o Mikrotik
que vem com elas. Já booto elas trocando o firmware pro OpenWRT :)

    Tem o pacote do quagga pro OpenWRT .....

[solutti at f8 trunk]$ scripts/feeds search quagga
Search results in feed 'packages':
quagga                          The Quagga Software Routing Suite
quagga-bgpd                     BGPv4, BGPv4+, BGPv4- routing engine
quagga-isisd                    IS-IS routing engine
quagga-libospf                  OSPF library
quagga-libzebra                 zebra library
quagga-ospf6d                   OSPFv3 routing engine
quagga-ospfd                    OSPFv2 routing engine
quagga-ripd                     RIP routing engine
quagga-ripngd                   RIPNG routing engine
quagga-vtysh                    integrated shell for Quagga routing software
[solutti at f8 trunk]$

    Talvez uma RB433AH (128Mb de RAM) com OpenWRT vai te dar um
excepcional roteador BGP, com a flexibilidade de um Linux, e numa
caixinha que você pode facilmente jogar lá dentro do rack, sem partes
móveis nem nada, sem todas aquelas desvantagens de um PC tradicional.

    A memória de uma RB433AH pode parecer pouca .... e realmente é
quando comparamos com PCs convencionais. Mas o sistema sobe com MUITO
pouca memória. Veja uma RB433AH que tenho aqui, logo após o boot:

root at OpenWrt:/# free
             total       used       free     shared    buffers     cached
Mem:        127384       9740     117644          0          0       5092
-/+ buffers/cache:       4648     122736
Swap:            0          0          0
root at OpenWrt:/#

usados: 4648 Kb ... 4.5Mb aproximadamente
livre: 122736Kb ... 120Mb aproximadamente

    nesses 4.5Mb pro sistema bootar, já estão carregados sshd e snmpd
pra gerência remota !! é muito pouco !

    nas versões mais recentes do OpenWRT eles adicionaram inclusive o
suporte ao watchdog das RBs com chipset Atheros AR71xx (RB450, RB433 e
RB433AH). Se algo der errado, ela reinicia sozinha e restaura tudo ..
desde que tudo esteja subindo automaticamente em tempo de boot, claro.

    tá aí a dica ......... flexibilidade de uma 'máquina' linux porém
sem os problemas de partes móveis de um PC convencional.

--

	Atenciosamente / Sincerily,
	Leonardo Rodrigues

	gertrudes at solutti.com.br