[GTER] RES: Fragilidade da infra-estrutura de dados e voz

Luciano Pasqualini luciano.pasqualini at terra.com.br
Thu Nov 13 15:35:25 -02 2008

Análise perfeita Rubens !

Luciano Pasqualini

-----Mensagem original-----
De: gter-bounces at eng.registro.br [mailto:gter-bounces at eng.registro.br] Em
nome de Rubens Kuhl Jr.
Para: Grupo de Trabalho de Engenharia e Operacao de Redes
Assunto: Re: [GTER] Fragilidade da infra-estrutura de dados e voz

Na outra ponta da balança, é bom notar que os consumidores de telecom
estão há anos aplicando sobre seus fornecedores uma espécie de Lei de
Moore em que o serviço deve dobrar de capacidade e cair pelo custo à
metade a cada geração, sendo que não há (mais) ganhos de escala
tecnológicos para justificar isso, como aconteceu no tempo em que a
capacidade de transmissão das fibras ópticas subiu
estratosfericamente.

Há disponiblização de equipamentos novos de menor custo por unidade
transmitida, mas não nessa proporção... assim, para atender esse ganho
de escala alguma outra coisa tem que ser sacrificada, e é meio
evidente pelos apagões de onde isso tem saído...

Rubens