[GTER] RES: RES: RES: RES: Problemas na Embratel ?

Julio Arruda jarruda-gter at jarruda.com
Fri Nov 7 00:55:54 -02 2008

Toledo, Luis Carlos wrote:

>             -------------------------
> É sr julio, assim como eu vc deve ter mais de 40...

Com certeza :-).

> Interessantíssimo! Fo sizzle my nizzle.

Eu tecnicamente acho uma solucao criativa, o problema e' que ela e' 8 ou
80, voce vai cortar as sessoes, ou deixar passar.
Se o provedor quer fazer traffic engineering, geralmente nao esta
olhando somente para este ponto, mas tambem em pesos e prioridades,
alterar valores ao longo do dia e etc.
O problema legal que ocorre nao e' mundial, obvio, pois cada pais tem
sua legislacao, so que e' no minimo estranho pensar que tem alguem "se
passando" por voce.

> If he only knew...

Ai que esta, eles sabem, existem artigos as pampas sobre o que estava
sendo feito neste caso, e por causa disso, a Comcast foi forcada a parar
de usar isto.
Tem obviamente muito mais por tras disso, todo o papo de Net Neutrality,
e muito cachorro grande envolvido.
O que creio que vai acontecer e' (opiniao pessoal), os MSO e outros, vao
gradualmente tentar migrar do modelo "all you can eat", para servicos
tiered, com cotas, ate por aplicacao/horario.
O primeiro passo para isto, vai ser educacao, acostumar o cliente a ver
o quanto ele esta usando da cota e etc, por aplicacao, e por ai vai.
A transicao para tiered services com 'enforcement' e' onde a coisa complica.
Tem um provedor na Europa, que tem um sistema de portal, onde os
usuarios controlam quanto de banda estao usando, por horario, aplicacao,
e podem 'comprar' um passe VIP, ou um upgrade, tudo online, via portal,
assim alguem que quer fazer P2P pesado, por um ou dois dias, pode
comprar um 'boost', um turbo, por dois dias, e outras coisas..