[GTER] embratel ... ou embromatel ?

Tukso Antartiko tukso.antartiko at gmail.com
Mon May 26 23:36:35 -03 2008

Para resolver problema de latência/perda não há solução mágica, mas tentar
examinar cada trecho, usando fim a fim em rotas intermediárias, nos dois
sentidos, até descobrir a causa. Para começar você deveria ver se o problema
maior está entre Manaus-SP (tipo pingando com pacotes grandes algum provedor
de SP) ou no link para os EUA.

Pelo que eu vi, fora do horário de pico, deu menos que 200ms (RJ-seu
servidor) e menos que 90ms (RJ-Manaus). Você também não deveria pingar
roteador que pode estar configurado para despriorizar ICMP, mas algum host.

Para resolver o problema do webradio é simples, só aumentar o buffer,
ligar/aumentar o FEC (forward error correction) e evitar usar TCP (alguns
softwares detectam o melhor protocolo). Se a transmissão for pequena 64-96k
é tranquilo.

Jogos não costumam usar muita banda, você pode usar algum servidor em
Manaus, SP ou se ainda for caro algum provedor nos EUA mais focado em
performance.

Sobre a diferença de preço ela é realmente grande, uso alguns serviços de
datacenter nos EUA e no Brasil. Comparando os dois mais baratos que uso de
cada país (empresas antigas), o preço dos EUA é mais que dez vezes menor.
Lógico que não estou comparando os mais caros nem cheguei nessa diferença de
um dia para o outro, pesquisei, realizei várias negociações, soube
aproveitar oportunidades e o dólar ajudou.

Poderia até conseguir preços ligeiramente mais baratos no Brasil, mas teria
que fazer alguns comprometimentos que teriam pouco ROI, prefiro usar só o
mínimo mesmo porque "vovó já dizia" que "dinheiro não é capim".