[GTER] Problemas com MTU e enlaces Metro

Rubens Kuhl Jr. rubensk at gmail.com
Fri May 23 11:34:57 -03 2008

Raniery,

Isso normalmente acontece com enlaces Ethernet transportados através de MPLS
por sua vez transportados em Ethernet.  Como o tamanho de frame máximo sem
jumbo frame é de 1536 bytes, descontados os cabeçalhos de Ethernet do
transporte IP/MPLS, os labels MPLS e os cabeçlhos Ethernet do payload, o MTU
resultante é menor que 1500 bytes. QinQ também pode causar isso, mas daria
um MTU provável de 1496 e não 1492. QinQinQ ou QinQoMPLS poderia dar esse
MTU, mas são menos usuais.

O único enlace metro que eu tenho de outra operadora (até desligá-lo daqui
alguns dias :-) aceita jumbo-frame, e não teria sido homologado se não
aceitasse; todos os enlaces metro que meu empregador provê garantem MTU de
1500 bytes para pacotes sem tag 802.1q. Para isso, ou utilizamos MPLS em
enlaces sobre Jumbo Frame, ou colocamos trechos do circuito sobre modos de
transporte Ethernet, ou QinQ ou nativo.

Se for o hotel do LACNIC-GTER, vai ser uma bela propaganda negativa para
esse fornecedor ter um mal serviço justamente para esse público.

Rubens