[GTER] QOS em P2P

Thiago Zaninotti thiago at zaninotti.net
Wed May 21 17:08:59 -03 2008

Rubens,

A idéia é boa, porém, no fundo existem muitos protocolos específicos que
usam inerentemente OpenSSL para prover segurança (PK + symmetric encryption
ou Pre-shared secret + symmetric encryption). Talvez liberar apenas 22, 80,
443, 25 (o Google usa SMTPTLS na 465/587-TCP), sem contar IMAPS, POP3S e
outros...

A coisa pode ficar ainda mais complexa se pensarmos em VPNs baseadas em SSL
que acabam utilizando o protocolo para prover serviços adicionais
(out-of-band) como PPP over SSL, etc (em portas diferenciadas)..

Existem muitos webmails que tbm permitem acesso em portas TCP não comuns --
especialmente configurações que evitam o problema de compartilhar múltiplos
"virtual hosts" em um mesmo IP (para prover certificados diferentes por
virtual host).

Enfim, a coisa é complexa -- apesar de gostar da sua idéia de pegar o agente
justamente no processo de "decryptor" (único payload estático -- "approach"
parecido a qualquer bom IPS)...

Abraços,
Thiago

--
Thiago Zaninotti,Security+,CISSP-ISSAP,CISM
Sr. InfoSec Professional