[GTER] Estudo sobre a internet no mundo

Klaus klaus at simtelecom.net.br
Fri May 9 14:05:39 -03 2008

-----Original Message-----
From: Itamar - IspBrasil <itamar at ispbrasil.com.br>
To: Grupo de Trabalho de Engenharia e Operacao de Redes <gter at eng.registro.br>
Date: Fri, 09 May 2008 12:39:36 -0300
Subject: Re: [GTER] Estudo sobre a internet no mundo

> se o ministro das teles mordesse a grama de baixo pra cima a internet
> no
> brasil seria melhor.
>
> ta faltando alguem lá para dar apoio aos pequenos provedores

> política,

> Brasil
> invez
> concorrência

> com
> problema é
> Brasil está
> área de

Vou tentar contribuir com os meus 2 centavos...

Acho que essa deve ser tomada em conjunto, governo e iniciativa privada...
O problema é que existem barreiras, tanto no governo quanto na privada.

No governo é a questão impostos: isso requer um investimento alto por
parte das TELES, e todos sabemos que esses impostos são altos.
Por parte da iniciativa privada, o problema é investir: pra que eles vão
investir em tecnologia, se isso não vai aumentar o lucro deles? Ou seja,
eles precisam primeiro ter o ROI, para depois pensar em investir.

A forma maisconveniente de fazer é ir substituindo redes de cobre
sucateadas por redes fibra, e isso já está acontecendo.

Somente para citar: Qual o motivo das teles estarem investindo em WiMax?
Simples: é muito mais barato colocar 5 ou 6 células WiMax do que cabear
por par de cobre ou fibra 100 quadras, e é claro, tem um TCO muito menor.