[GTER] EBT x MLPPP?

Julio Arruda jarruda-gter at jarruda.com
Sat Mar 1 22:53:59 -03 2008

Bruno at openline.com.br wrote:
> Ola Gustavo
>
> Perdoe meu ceticismo, mas nunca vi operadora, banco, plano de saúde ou
> governo que altere algo existente para beneficiar o cliente. Eles só o fazem
> para beneficio próprio ou para transferir custos seus para o outro, logo esse
> aumento de jitter que vocês citaram não seria para prejudicar ligações de
> VoIP?

Na verdade, nao estava pensando em beneficio para o cliente diretamente..
Imagine se todas as linhas passem a ser vendidas com configuracao MLPPP.
Com isto a carrier nao tem que ter profiles diferentes para configuracao
(via OSS ou mesmo na munheca), de configuracao de linhas para clientes
que precisam de MLPPP ou nao.
Quanto a simplificacao de expansao, se o cliente pede para agregar mais
um link no bundle, e a carrier nao tem que mudar a configuracao do
router do lado dela (isto e', tem somente que agregar um link no bundle,
o que e' menos esforco), nao significa economia para a carrier ?

E sobre a parte de jitter, na verdade MLPPP tem recursos
(link-fragmentation & interleaving) para MINIMIZAR o jitter, se usados,
teorias conspiratorias a parte, nao parece que isto iria 'piorar' VOIP :-)