[GTER] vlan diferente

Gabriel Zucco Taú gtau at terra.com.br
Wed Jun 18 01:08:21 -03 2008

Frederico Terra Boechat wrote:
> Bom dia a todos,
>
>     Nao sei se a pergunta a seguir eh pertinente a lista ou nao, se
> nao for me perdoem
>
>     Tenho uma rede wireless, com varios enlaces chegando ao predio
> principal. eu precisaria que todas as portas do switch so tivessem
> contato com a porta 1 do switch, e somente a porta 1.
>     Ou seja, quem esta na porta 2 nao tem acesso a nenhuma outra
> porta, somente a 1
>     Quem esta na porta 3 tem acesso somente a porta 1, e nenhuma outra
> mais.

> [...]
Fred,

Nos roteadores cisco você pode criar uma porta para cada interface e o
roteador ligar em trunk na porta um sendo cada cliente esta em lans
separadas logicamente.

Em um switch cisco você faz basicamente:

# enable
# conf t
# int fa 0/1
# switchport trunk encapsulation encapsulation dot1q
# switchport mode trunk
# exit
# int fa 0/2
# switchport mode access
# switchport access vlan 2
# exit
# int fa 0/3
# switchport mode access
# switchport access vlan 3
# exit

E assim sucessivamente para que cada interface fique em uma vlan diferente.

Não se esqueça de antes de hablidar a vlan para a porta cria-la (a vlan)
utilizando o comando vlan database antes de entrar no configure terminal
(conf t)..

E quando as sessões PPPoE ai cada cliente é responsavel por criar uma
propria conexão e sim você vai ter 23 conexões PPPoE a não ser claro que
o roteador faça a conexão PPPoE e seja feito NAT ou atribuido IPs
validos a seus clientes sendo assim os clientes não necessitam fazer
conexão PPPoE e você tera apenas uma conexão PPPoE que é a do roteador.

Abraços,
Gabriel Taú