[GTER] Filtragem de servidores DNS?

Fernando Ulisses dos Santos fernando at bluesolutions.com.br
Wed Jun 11 15:12:25 -03 2008

Esse problema não é só privilégio da BrT.

Isso acontece também nas conexões da Net e no Speedy.

Os usuários? Só pressionam F5. O fato do Internet Explorer mascarar o
erro com "A página não pode ser exibida" os faz pensar que o erro está
no site, no modem, ou em qualquer outro lugar. Só os usuários mais
avançados se dão ao trabalho de ver a mensagem de erro "O servidor de
DNS não respondeu".

Infelizmente os grandes provedores ainda não aprenderam a fazer uma rede
de servidores de DNS segura (disponível), e concentram em poucos
servidores esse papel tão importante. Aí, não tem hardware nem sistema
operacional que aguente.

Uma solução seria montar uma rede de servidores DNS distribuída. Quer
continuar usando os mesmos IPs? Tudo bem, sigam exemplo dos root-servers
e distribuam cópias pela malha da operadora, existem profissionais
extremamente capazes de fazer esse serviço no Brasil (o Registro.br está
aí para provar isso).

Mas, enquanto as operadoras não fazem isso, fazemos o nosso diferencial
em cada servidor instalado, configurando um DNS Cache, e usamos a
Internet em casa quando todos os outros usuários estão parados, usando o
OpenDNS.

Fernando Ulisses dos Santos
Blue Solutions - Soluções em TI
19-3551-3898 / 11-4062-9218