[GTER] Falha rara em roteadores

Andre Gustavo de Carvalho Albuquerque gustavo.albuquerque at gmail.com
Wed Jul 30 19:21:03 -03 2008

Sei de uma falha na sinalização nr 7 (SS7) ocorrida na rede da AT&T em
janeiro de 1990 que deixou 100 switches de voz fora do ar por nove horas na
época. O prejuízo estimado pela própria operadora foi na ordem de USD 60mi
(uma quantia considerável mesmo hoje, imagine à época).

Falhas desta natureza não são exclusividade das redes de dados. No caso das
falhas ocorridas com SS7, que não ocorreram apenas na AT&T, serviram para um
grande debate sobre robustez e segurança das redes de telefonia e para
avanços nestas áreas.

Há estudos em diversas áreas da ciência sobre como pequenos distúrbios podem
ocasionar efeitos catastróficos em sistemas complexos. Para o nosso mundo,
há alguns estudos sobre o assunto que podem ser encontrados em sites como
ACM, IEEE e mesmo IETF, a RFC 3439 tem algumas referências.

[]s, Gustavo Albuquerque