[GTER] redundancia ADSL

Felipe Munhoz munhoz at gmail.com
Fri Jul 25 16:04:45 -03 2008

Olá a todos, tenho acompanhado a discussão faz alguns dias e vou aproveitar
para pedir uma ajuda para vocês.

Estou tentando implantar uma solução de Load Balancing + Failover da
seguinte forma:

Por padrão a configuração Load Balancing é iniciada através deste comando

# ip route add default scope global nexthop via $GW1 dev $EXTIF1 weight $W1
nexthop via $GW2 dev $EXTIF2 weight $W2

para descobrir se um dos links está off faço o seguinte: (neste caso testo o
link conectado a interface eth1)

# ping -W 3 -I eth1 -c 1 www.google.com.br

faço o mesmo para a outra interface:

# ping -W 3 -I eth2 -c 1 www.google.com.br

Na verdade executo varias vezes antes de decidir se o link está realmente
fora.

Então, verificando o retorno do ping modifico o gateway padrao com o
comando:

# ip route replace default scope global via $GW2 dev $EXTIF2

ou

# ip route replace default scope global via $GW1 dev $EXTIF1

Em um primeiro momento esse esquema está funcionando razoavelmente bem até
esta parte.

O que não sei agora é como detectar que um dos links voltou a funcionar, já
que se executo o ping na interface OFF o ping não vai encontrar o servidor
remoto, somente se executar o ping pela interface ON.

Alguém tem alguma sugestão de o que eu poderia fazer neste caso?