[GTER] Peering IPv6

Tukso Antartiko tukso.antartiko at gmail.com
Thu Jul 24 00:19:54 -03 2008

O que impediria alguém de usar o tráfego IPv6 gratuito apenas para
transporte de IPv4 barato comprado no exterior através de tunnel?

Como oferecer tráfego IPv6 gratuito recompensa e incentiva os provedores de
tráfego duradouros a investirem no mesmo? Ou o registro.br vai fornecer IPv6
de graça para sempre?

Tudo bem se for o caso de alguma empresa tiver cedido o tráfego de graça por
algum tempo (a primeira dose costuma ser), mas se o registro estiver pagando
a  Internet brasileira tem problemas muito maiores para se empregar melhor
este dinheiro, como descobrir que o Brasil não é só a grande SP e gastar
esta mesma quantia interligando alguns PTTs, criando palestras para
provedores pequenos que não sabem nada. Ou se for o caso dos provedores no
Brasil não darem conta que se dê de graça apenas o transporte até NY e algum
suporte local (rack, switch, remote hands) ensinando a pescar onde tem mais
peixe ao invés de dar de graça do lago que um dia vai secar.

Além disso hoje em dia podem existir apenas estes dois grandes (outros
menores já se manifestaram) mas se alguém estiver disposto a comprar IPv6
acompanhado de muito tráfego outros podem sim começar a oferecer,
especialmente se você conversar com a área de vendas antes da área técnica
;-) Garantido em contrato é claro, de preferência solicitando a ativação do
v6 antes. Não subestime o que um vendedor (que garante a grana da empresa)
pode fazer para não perder uma venda.