[GTER] Enlace Wireless P-t-P com redundância.

Fernando Ulisses dos Santos fernando at bluesolutions.com.br
Fri Jul 18 09:53:00 -03 2008

Cleiton,

Para deixar essa configuração funcionando, você vai ter que colocar
switchs gerenciáveis nas duas pontas (ou um servidor com três interfaces
de rede), fazendo uma redundância e balanceamento dos links.

O lado bom é a redundância e a soma das bandas dos rádios, o lado ruim,
é que, se um enlace começar a ficar ruim, você tem que testar cada um
isolado. Outro problema é que banda é igual cocaína, quanto mais o
usuário tem, mais quer, uma vez que você somar os enlaces, vai ser
difícil trabalhar sem um deles.

Também, devido a natureza dos enlaces wireless, você vai ter que tomar
cuidado com os canais, para um link não interferir com o outro.
Interferência externa é outro fator a considerar, se colocar os dois
enlaces em 2.4Ghz por exemplo, e aparecer uma interferência nessa
frequência, os dois links serão prejudicados.

Em casos de raio, roubo e outros fatores externos, perde os dois links.

Minha recomendação e minha experiência anterior: o equipamento em
stand-by, guardado em local seguro, é mais barato e minimiza os riscos.
Se precisar de mais banda, coloca um equipamento melhor lá, e fica com
os equipamentos antigos em stand-by. No pior dos casos, você volta a
funcionar mais lento, mas volta.

--
Fernando Ulisses dos Santos
Blue Solutions - Soluções em TI