[GTER] Projeto de crimes da Internet em votação

Omar Kaminski omar at kaminski.com
Thu Jul 10 18:50:36 -03 2008

Caros,

Algumas ponderações:

1-) O projeto já foi votado e aprovado no Senado. Mandar emails para os
senadores vai ter pouco ou nenhum efeito agora. "Inês é morta". Melhor
esperar um pouco e mandar para os deputados na Câmara, quando o projeto
for remetido para lá;

2-) A petição online que vem sendo assinada era no sentido de pedir
modificações e supressões no projeto. Até onde se sabe houve parte das
modificações por meio de emendas, mas até agora não foi possível saber
em que medida porque ninguém ainda teve acesso à versão final oficial,
isto é, ainda não deu para saber se tais modificações melhoraram ou
pioraram ainda mais o projeto;

3-) Assinar uma petição online como essa mostra engajamento e poder de
mobilização, mas a petição em si não tem valor jurídico. Primeiro,
porque não são "assinaturas", segundo porque o servidor do
petition-online não se encontra no Brasil para fins de comprovação e prova.

Em minha opinião a coisa mais sensata a ser feita neste momento é
aguardar a divulgação da versão final. Alguns sites como o IDGNow
trouxeram alguns comentários genéricos:

http://idgnow.uol.com.br/internet/2008/07/10/entenda-os-principais-pontos-da-lei-para-crimes-de-informatica

Meus dois centavos.

Omar