[GTER] Projeto de crimes da Internet em votaçã o

Tiago N. Furbeta tfurbeta at cangere.com.br
Thu Jul 10 14:58:39 -03 2008

On Thu, 10 Jul 2008 14:35:08 -0300, Renato Frederick wrote
> [...]
>
> Aproveitando a discussão, para um provedor de pequeno/médio porte, alguma
> sugestão para a auditoria? Atualmente executo um SARG em acessos á
> porta 80, redirecionados para o SQUID, mas este relatório atualmente
> é usado quando o próprio cliente quer fazer uma auditoria do que sua
> empresa ou família anda acessando.
>
> Não tenho idéia de o que mais possa ser salvo e como.
>
> Creio que a solução é dar IP válido a todos (se as operadoras
> contribuírem e deixarem de alocar prefixos ridículos como /28 ou /29)
>  e gerar um documento com CPF cliente X IP X alocação inicial X

Utilizo, no FreeBSD, o CLog, com um script criado para rotacionar os logs
gerados e enviar o arquivo do dia anterior, devidamente compactado, para um
servidor FTP. Também faço backup dos arquivos de log gerados pelo SQUID,
infelizmente não posso me dar ao luxo de dispensar o proxy... tudo automatizado.

Att.

Tiago N. Furbeta
tfurbeta at cangere.com.br
Cangere Online Provedor de Internet Ltda.
Provedor associado à Global Info
Provedor associado à ABRAPI
Campos Gerais - Sul de Minas

"100% dos clientes gerenciados pelo WifiAuth"
http://www.wifiauth.com.br/beta/