[GTER] RES: Off? Ajuda na compra de storage

Sérgio Ferreira ( WGO ) sergio at wgo.com.br
Wed Jul 2 14:59:17 -03 2008

Márcio,

	O DS4300 com duas interfaces de 2Gbit/s com discos SCSI de 73GB ou
146GB cada e com 15K RPM, é mais do que suficiente para te atender.

	A performance tem muito a ver com o tipo de aplicação ( OLTP ou OLAP
? ) Se for OLTP, discos de 4Gbits/s terão a mesma performance de discos de
2Gbits/s ( desde que tenham a mesma rotação. ). Já em OLAP, os discos de
4Gbits/s serão mais rápidos que os discos de 2Gbits/s porque possuem uma
largura de banda maior e conseguem trabalhar com blocos de I/O maiores que
256KB.

	Se optar por um DS4300, vai precisar de :

	DS4300--------SAN Switch ( brocade ) --------------FC---Servidores.

	O ideal é que o servidor tenha 2 interfaces FC para melhor
performance e redundância.

	A performance dependerá muito de como irá montar os arrays.  Um
array com 12 discos de 73GB vai funcionar muito mais rápido que um array com
6 discos de 146GB ( básico isso né ). O DS4300 sem expansão suporta 14
discos. Dá para montar um array com 13 discos e deixar um de hotspare.

	Disco de 73 =>	13 * 68 => 884GB bruto ==> ~ 700GB líquido
	Disco de 146 =>	13 * 136 => 1.768GB bruto  ==> ~ 1.400GB líquido.

	Cada array pode ser dividido em "n"  LUNs, cada LUN pode ser
associada a uma interface do storage para aumentar a performance.

	Agora a parte mais importante do email :
	tenho 2 DS4300 ( usados ) aqui para vender :-))  Trocamos por 2
DS4800. entre em contato em PVT.

	[]s

Sérgio Ferreira
MMC Automotores do Brasil Ltda