[GTER] Off? Ajuda na compra de storage

Marcio Merlone marcio.merlone at a1.ind.br
Wed Jul 2 13:55:45 -03 2008

Senhores,

Primeiro o essencial e necessário pedido de perdão caso seja off-topic,
me sugiram uma lista melhor se for o caso. Mas é nesta lista que
encontro quem vai poder me ajudar.

Estou em processo de especificação para compra de um storage, mais
especificamente um SAN ou DAS. Preciso conectar no mínimo 3 servidores
(2 Linux e 1 Windows, este pra fazer o backup) ao storage (portanto acho
que um DAS poderia servir) mas o ideal é permitir 5 servidores com
possibilidade de expansão (portanto um SAN).

Estou analisando as opções DS3000 da IBM e os MD3000 da Dell. Como o $$
é sempre limitado e temos que fazer milagre, preciso encontrar a melhor
relação custo/benefício dentre as tecnologias e opções disponíveis. A
dúvida principal é em relação ao desempenho. Não queremos, após a
aquisição descobrir que o desempenho de acesso aos discos pela rede
ficou pior.

Temos hoje um servidor de arquivos com 4 discos SCSI Ultra320 em RAID5
ligado ao switch por conexão Gigabit. Portanto, a velocidade de acesso
do servidor aos discos é de 320MB/s e do servidor ao switch que
distribui às estações é de 125MB/s (1000Mb/s). As estações são 100Mb/s.
Das opções que estou analisando, tenho 3 possibilidades de conexão do
storage ao servidor:

DAS via SAS: 375MB/s
SAN via iSCSI: 125MB/s
SAN via FC: 425MB/s
(Dados de velocidade obtidos em
http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_device_bandwidths)

Eu creio que 3 discos SATA em FC ofereceriam desempenho suficiente
considerando que a controladora do storage possui 512MB de cache, e que
o gargalo seria na verdade o iSCSI, caso por ele optássemos. Porém meu
chefe prefere discos SAS em iSCSI.

Baseado na experiência de vocês, qual configuração ofereceria um
desempenho no mínimo igual ao que temos hoje com o servidor de arquivos
em SCSI Ultra320? Outro detalhe importante: até que ponto a redundância
de controladoras é realmente útil, isto é, com que frequência vê-se
justificar esta redundância?

Grato por qualquer informação, testemunho ou indicação.

--
Marcio Merlone