[GTER] Enlace Wireless 900MHz

Felipe Neuwald felipe at neuwald.biz
Wed Jan 30 11:01:55 -02 2008

Bom dia pessoal,

Já que o assunto é wireless...

Sou um leigo no assunto wireless, conheço muito pouco e quase sempre
tenho um pé atrás com as soluções wireless ponto-a-ponto por não
conhecer exatamente como funciona. Por exemplo, um cabo físico, se eu
enviar um sinal eu sei que vai chegar o mesmo sinal na outra ponta (é
claro, observando as especificações do cabo). Fibra-ótica a mesma coisa.
No wireless não é bem assim. No meu entendimento, por que envolve um
tanto de outros fatores que necessitam o estudo e conhecimento de
física, questões ambientais e meteorológicas, etc - e eu não conheço
profundamente estes assuntos à ponto de entender todos os fatores que
contemplam a comunicação wireless em si. Pra resumir, confio em wireless
quando eu sei que são empresas altamente especializadas no assunto que
estão trabalhando com a tecnologia, como Diveo, Siemens, e outras

A pergunta é: Que material buscar para entender bem do assunto?

Um abraço,

Felipe Neuwald.