[GTER] MPLS Telefonica

Andre Gustavo de Carvalho Albuquerque gustavo.albuquerque at gmail.com
Sat Jan 26 23:22:59 -02 2008

Giuliano,

Você poderia configurar os links com MLPPP e aplicar políticas de QoS na
interface representando o Bundle.

Esse pacote da Telefonica tem a nomenclatura típica de políticas de
gerenciamento de congestão, onde, pelo que se descreveu, parece ser Low
Latency Queueing (LLQ).

Gerenciamento de Congestão, como o nome diz, só é ativado quando há um
congestionamento. O que o roteador normalmente entende por congestão é
atingir determinado patamar de ocupação na fila de transmissão da interface
em questão. Se essa condição não for atingida, os mecanismos de
gerenciamento de congestão não serão aplicados.

Além disso, como o Jimmi já mencionou, os valores mencionados são garantias
mínimas de banda. Ou seja, seu tráfego de voz terá garantia mínima de
tráfego no valor de 35% do link contratado nas interfaces dos roteadores da
Telefonica que te servem. Mas isso não quer dizer que, quando você não
estiver com 35% de tráfego de voz na sua rede essa banda fique ociosa. O
tráfego menos prioritário pode usar essa banda.

É importante ressaltar, no entanto, que essa garantia no acesso não existe
necessariamente no núcleo da rede (normalmente o núcleo tem banda em
abundância para o tráfego de alta prioridade, mas não há uma associação
automática). Isso também não te desobriga de fazer você mesmo as suas
configurações de QoS para gerenciamento de congestionamento, além de outros
aspectos de QoS, como a aplicação de políticas com RED e WRED, pra evitar
que o congestionamento ocorra em suas filas mais prioritárias, e que, quando
ocorra o descarte, os fluxos TCP não sofram tanto quanto sofrem com simples
tail drop.

[]s, Gustavo