[GTER] AS e blocos IP

Tukso Antartiko tukso.antartiko at gmail.com
Fri Jan 18 00:07:36 -02 2008

Sei que a situação no Nordeste é muito mais complicada. Mas também falta um
pouco de malícia para o pessoal da região.

Se você vê que o consultor está dificultando as coisas você não pode pedir
de cara uma solução muito customizada, tem que ir comendo por partes.

Diga que está com processo no registro para conseguir um bloco próprio
(mesmo que não esteja) e pergunte se eles tem como fornecer BGP. Se dizerem
que sim já está meio caminho andado.

Depois peça para ver a política de anúncios, confira se há alguma restrição
na política. Faça uma pergunta complicada e diga que é essencial a resposta
ou que a resposta não foi satisfatória até te passem para o pessoal técnico
especializado.

Tendo essas informações é só solicitar o seu ASN e começar a anunciar o
bloco da outra operadora. Se o whois do referido bloco estiver alocado para
você não tem como eles criarem problema já que tanto o AS como o bloco estão
sob sua responsabilidade.

Quanto ao referido monopólio, em todas capitais do Nordeste existem ao menos
três grandes operadoras de Internet. Na maioria destas cidades também
existem outras empresas que fazem apenas o transporte de dados para outras
cidades do país.

Normalmente elas não entregam na sua porta, mas você tem que aprender a se
virar (o que não é difícil).

No interior normalmente é mais difícil mas ainda assim é possível comprar
transporte para a capital, só que neste caso depende muito da quantidade e
do local para compensar.

O que falta no Nordeste são empresas regionais, que tenham capacidade tanto
de agregar tráfego no interior para as capitais como manter infraestrutura
nos pólos onde o acesso de internet é barato (no Nordeste têm dois:
Fortaleza e Salvador).