[GTER] AS e blocos IP

jimmi jimmi at netpoint.com.br
Thu Jan 17 11:02:44 -02 2008

Caros.

Seguem alguns comentários:

Citação:    Contratar o serviço de hosting ou colocation de algum datacenter
Comentario: Acho que quem deseja ser multi-homed consequentemente deseja ter
            redundância de upstream provider, e portanto estar conectado a
            2 ASs distintos prove resiliencia no caso de problemas internos
            de um destes 2 ASs.

Citação:    conectividade de um /24 e CIDR mínimo.
Comentario: Quanto a alocação mínima de /24, nunca presencia falta de
            conectividade a qualquer AS/CIDr em função disso, mas na minha
            opnião, no tocante a politica de roteamento/tráfego inbound do
            não possibilita uma distribuição de tráfego induzida/definida
            pelo administrador do ASs, e sim uma distribuição de tráfego
            espontânea mais sujeita ao AS-PATH (sem entrar no mérito da
            distribuição outbound de cada AS, neste caso ASs remotos).
            Já com um /23, a ser divulgado tambem como 2 x /24, o
            administrador do AS pode definir em condições normais qual /24
            tem seu tráfego inbound recebido por onde.

Citação:    Uso racional do endereçamento e NAT.
Comentario: É muito difícil, ou melhor, inviável a um provedor de serviço
            cobrar de seus clientes que saibam empregar
            tecnologias/funcionalidades que possibilitem o uso racional de
            IPs. Tem cliente que não possui nem área tecnica na empresa, ou
            esta é muito mal qualificada. Tem cliente que acha que abundancia
            e IPs válidos resolve todos os problemas.
            E agora que os CIDRs passarão a ser tarifados? Como reflitira no
            mercado? Tenho clientes que solicitam /20, /21, muitos realmente
            necessitam, muitos não, mas as vezes nós da engenharia não temos
            como inviabilizar um negócio em que o endereçamento IP
            entra como exigência de um cliente que nem ao menos realmente
            necessita. Será que esta nova despesa (Opex) vai ser
            custeada/corpartilhada/repassada ou whatever?

Citação:    Solicitação de ASN e blocos CIDR são coisas distintas.
Comentario: Concorddo. E na hora de solicitar o AS#, você pode informar como
            bloco seu o bloco que,por exemplo, um se seus upstream lhe
            sub-alocou para a solução multi-homed.

Citação:    Vender o link não é o problema, mas aceitar fazer coisas fora do
            padrão para auxiliar/resolver a necessidade do cliente raramente
            acontece.
Comentário: !3runo, procure outro fornecedor/upstream provider. Coisas
            absurdas, o que não é o caso aqui, realmente não dá. Mas pleitos
            legítimos que mereçam a criação de um produto ou
            elaboração de um projeto especial muitas fazem. Por exemplo, não
            sou vendedor mas nós fazemos. Inclusive na empresa em que trabalho
            fui eu o responsável pelo desenvolvimento da solução multi-homed
            de tanto que o mercado brasileiro clama por isso a tantos anos.
            E para que a solução funcione, outras operadoras não criaram
            impecílios, não se negaram a repassar o anúncio de um CIDR nosso
            sendo a eles divulgado pelo AS de "nosso" cliente. E nem
            precisamos estabelecer uma conexão de peering/transito para a
            a solução funcione.

[]s

Jimmi.