[GTER] AS e blocos IP

Marcus Andree marcusandree at gmail.com
Wed Jan 16 13:26:59 -02 2008

On 1/16/08, jimmi <jimmi at netpoint.com.br> wrote:
> Caros.
>
> Trabalho em uma operadora, que por sinal não é nenhuma oligarquia, e mantenho

Pra ser uma oligarquia, eh necessario haver "umas poucas". O numero e'
indefinido,
mas, seguramente, mais que uma unidade.

> esta conta na lista com nome fictício para me preservar. O motivo, no passado

O que eh uma pena, pois o direito de expressao lhe eh assegurado pela
constituicao, enquanto mensagens anonimas sao veementemente vetadas.

> [...]
> que os demais) da jurídica.
>
> Referente a esse pleito de muitas empresas do mercado em se tornar multi-homed
> mesmo sem conseguir justificar um CIDR /20, uma solução que atende a esta
> necessidade já é ofertada por várias operadoras. Nesta solução multi-homed,
> apenas uma das operadoras que fornece conectividade ao cliente lhe aloca um
> /24 ou /23, o cliente estabelece BGP (de posse de um AS# válido) com ambas as
> operadoras, e distribui seu tráfego inbound e outbound como melhor lhe convir,
> contando com toda a flexibilidade do BGP.

Como ja afirmei antes, uma alternativa similar foi entusiasticamente negada por
uma das operadoras com quem temos contrato, nao por razoes tecnicas,
obviamente.

O problema eh mais ou menos o seguinte:

nos:  queremos anuncio de um prefixo /24!
registro.br: por nos, tudo bem, mas voces podem ter problemas com alguns filtros
em atividade. Qual o IP de voces?
nos: Nao temos IP! Como fazemos para obter um?
registro.br: basta justificar a necessidade de um bloco /20.
nos: ue... Um /24 nos serve... Temos como justificar um /20, mas isso eh
mesmo necessario?
registro.br: Sim, eh necessario!