[GTER] AS e blocos IP

jimmi jimmi at netpoint.com.br
Wed Jan 16 09:42:19 -02 2008

Caros.

Trabalho em uma operadora, que por sinal não é nenhuma oligarquia, e mantenho
esta conta na lista com nome fictício para me preservar. O motivo, no passado
expressei uma opinião pessoal, ou seja não corporativa, sobre a possibilidade
ou não de solução técnica, que devido as restrições não era um produto de
prateleira comercializado pela empresa em que trabalho; mas tempos depois um
cliente nosso usou de forma nada ética ou justa "fragmentos" da minha mensagem
para forçar a barra na implantação da tal solução técnica, o que me deixou em
uma situação bem desconfortável aqui na empresa. Certamente por isso,
funcionários das grandes operadoras não se manifestam nesta lista, onde muitos
membros não sabem diferenciar a pessoa física (com a mesma curiosidade técnica
que os demais) da jurídica.

Referente a esse pleito de muitas empresas do mercado em se tornar multi-homed
mesmo sem conseguir justificar um CIDR /20, uma solução que atende a esta
necessidade já é ofertada por várias operadoras. Nesta solução multi-homed,
apenas uma das operadoras que fornece conectividade ao cliente lhe aloca um
/24 ou /23, o cliente estabelece BGP (de posse de um AS# válido) com ambas as
operadoras, e distribui seu tráfego inbound e outbound como melhor lhe convir,
contando com toda a flexibilidade do BGP.

At.

Jimmi