[GTER] Opiniao de funcionarios versus empresas na lista GTER

Rubens Kuhl Jr. rubensk at gmail.com
Wed Jan 16 14:11:11 -02 2008

> Trabalho em uma operadora, que por sinal não é nenhuma oligarquia, e mantenho
> esta conta na lista com nome fictício para me preservar. O motivo, no passado
> expressei uma opinião pessoal, ou seja não corporativa, sobre a possibilidade
> ou não de solução técnica, que devido as restrições não era um produto de
> prateleira comercializado pela empresa em que trabalho; mas tempos depois um
> cliente nosso usou de forma nada ética ou justa "fragmentos" da minha mensagem
> para forçar a barra na implantação da tal solução técnica, o que me deixou em
> [...]

"Jimmi", vale lembrar que a lista GTER é indexada publicamente para
benefício da comunidade, então mesmo quem não seja membro poderá
referenciar mensagens trocadas na lista.

Esse tipo de "disclaimer" é padrão, e não adianta esperar que clientes
não utilizem o Google ou redes sociais para achar argumentos em prol
de suas demandas. Isso não é diferente de um cliente descobrir que
outro paga menos pelo menos serviço e questionar isso; o que as
operadoras precisam é ter políticas internas claras para que quando um
cliente/prospect utilizar esse tipo de argumento, isso não cause
comoção e mude a postura da empresa.

Se você olhar o histórico da NANOG, verá opiniões bastante assertivas
de caráter pessoal de funcionários de operadoras de todo porte,
grandes inclusive. O fato de que tais funcionários têm essa atitude há
muito tempo indica que seus empregadores não se deixam influenciar por
informes desse tipo; eles provavelmente dizem para o cliente "nossa
política corporativa é essa, opiniões de funcionários não representam
a política da empresa" e não passa disso.

Se seu empregador não lhe dá segurança nesse aspecto, é natural que
você procure maneiras de evitar isso, mas a raiz do problema é a
postura do empregador, não a citação de informações publicamente
disponíveis.

Rubens