[GTER] RES: Rio com Wi-fi ?

Durval Menezes durval at tmp.com.br
Mon Jan 14 10:53:12 -02 2008

Alo Omar,

On Wed, Jan 09, 2008 at 12:42:40AM -0200, Omar Kaminski wrote:
> Olá Durval,
>
> Temos consciência disso. Mas e o que dizer quando essa situação for ampliada
> por x com as bençãos do poder público?

Ja' dizia o Cantor que o Infinito, quando multiplicado por X, continua
sendo Infinito...

:-)

Falando serio agora:

Os sujeitos "do chapeu preto" atualmente ja' pintam e bordam em qualquer
grande cidade brasileira (e talvez mundial: ja' vi a mesma situacao de
descalabro em outras cidades, como New York e Washington) so' com os APs
que a enorme maioria dos usuarios ja' deixa escancarados como vieram de
fabrica...

Vamos falar de Copacabana por exemplo; quem ja' rodou um scanner qualquer
em um notebook com uma antena omni de bom ganho naquela regiao sabe que
existem CENTENAS (talvez milhares) de APs completamente escancarados...
mais algumas dezenas de APs abertos (fornecidos pelo poder publico ou seja
la' quem for) nao vao fazer a MENOR diferenca... ou seja, digamos que o
poder publico consiga (o que eu duvido muito, vide abaixo) implementar
um controle de acesso eficiente; o que vai ocorrer e' que o malfeitor
vai simplesmente escolher um outro AP da lista de APs escancarados
disponiveis e fazer seja la' o que for atraves dele.

Do que adianta fechar com cadeado o portao da garagem se a porta da
frente da casa continua sem trinco?

Tambem duvido muito da competencia do poder publico em efetivar qualquer
controle numa rede deste tipo que seja minimamente eficiente, ou seja, que
coiba verdadeiramente o mau uso sem tornar a rede inusavel pelos usuarios
legitimos (este, alias, e' o que eu vejo como sendo o maior perigo).

Um Grande Abraco,
--
   Durval Menezes (durval AT tmp DOT com DOT br, http://www.tmp.com.br/)