[GTER] Duvida sobre BGP

Patrick Tracanelli eksffa at freebsdbrasil.com.br
Fri Feb 29 16:01:22 -03 2008

Welisson escreveu:
> Bom dia a todos.
>
> Pessoal gostaria da opnião dos mais experiente no assunto BGP, a minha
> situação é a seguinte, temos um linux instalado o quagga, fechando bgp com
> duas operadoras, no entando gostaria de saber qual o melhor jeito de se fazer
> o balanceamento dos links.
> 1° Dividir minha rede, metade sai por uma operadora e a outra metade por
> outro.

Esse é o caminho convencional. Voce pode fazer um route-map pra partes
da sua rede (partes /24), definindo localpref diferente pra cada um, em
relacao aos seus peers.

> 2° usar o load balance por ip route

Possível, porém, olha só, qual o comportamento mediante
indisponibilidade de um dos links? Pro trafego de volta sem problema, o
protocolo vai garantir que os pacotes voltem pelo path disponivel. Mas e
a saida? As chances do seu policy balanceado enviar pra um link
indisponivel ou com baixa qualidade são enormes, nao?

> 3° BGP tem alguma opção que me permita nele fazer esse tipo de balanceamento,
> sendo que hj faço roteamento por origem, nas interfaces de cada operadora.

O protocolo (alguem ira me corrigir certamente, se eu estiver sendo
impreciso) não tem não. Existem recursos em equipamentos (recursos
proprietarios) que podem fazer isso. Cisco tem, juniper também. Mas não
é parte do protocolo.

Porem, minhas consideracoes. Ja que voce ja usa open source como parte
de sua solucao considere a hipotese de usar o OpenBGP. Com ele, voce tem
integracao muito interessante podendo fazer policy, do jeito que quizer,
por tabela ou labels, por AS, por AS em transito ou AS de origem, como
desejar, na proporcao que desejar, e o melhor garantindo dependencia de
disponibilidade de rotas (peers), de forma que se algum peer estiver
indisponivel o policy eh suspenso pra aquele peer. Entao se voce tem 2
peers e um fica cai, o policy deixa de existir e tudo eh roteado pro
outro. Se tem 3 peers e um cai o policy pode ser feito so nos outros 2.

Enfim, eu postei semana passada algumas coisas passo-a-passo sobre isso.
Esta no historico da lista, caso se interesse.