[GTER] EBT x MLPPP?

Rubens Kuhl Jr. rubensk at gmail.com
Fri Feb 29 00:58:49 -03 2008

>  Essa informação procede? Não me parece lógico fazer
>  MLPPP ao invés de HDLC para um único link fisico,
>  ou será que tem alguma outra razão que não estou percebendo?

Sim, MLPPP também é usado para forçar fragmentação de pacotes sem que
isso seja visível para as pontas. A fragmentação IP introduzida por um
elemento intermediário só é remontada no host final da transmissão, e
como a paranóia anti-fragmentos dominou a Internet mundial, forçar
fragmentação nesse nível elevaria o número de reclamações para a
estratosfera.

Forçar esse nível de fragmentação intermediária é típico da utilização
de links de baixa velocidade de serialização para transmissão de
pacotes sensíveis a latência com controle de QoS; como QoS não é o
aumento da qualidade de serviço, mas sim a degradação controlada de
qualidade de serviço para tráfegos de classe inferior, isso significa
que agora é mais fácil encaixar pacotes mais prioritários que os dos
clientes de Internet.

Assim, apesar dos depoimentos de quem não notou diferença por
enquanto, eu só consigo imaginar essa medida como um prelúdio de
degradação da qualidade do backbone IP que já foi o melhor do país.

Rubens