[GTER] Segurança em Ferramentas de Monitoramento

Leonardo Medeiros euleonardo at gmail.com
Thu Feb 14 14:35:04 -02 2008

Olá pessoal, sei que meu email foge um pouco do padrão tradicional
dessa lista, mais estou interessado em desenvolver um estudo a
respeito dos recursos de segurança presentes em ferramentas de
monitoramento como o NTOP e outras, estarei desenvolvendo um TCC neste
assunto e desejo implantar na empresa onde trabalho na área de suporte
técnico, portanto gostaria de saber se alguém aqui presente já
desenvolveu algum trabalho com relação a este assunto ou pode me
apontar algum material ou qualquer outra coisa que venha me ajudar,
tenho lido bastante sobre a NTOP, ferramenta para monitoramento, e
tenho descoberto bastante coisa interessante, como descoberta de hosts
locais capturando tráfego em modopromíscuo, descoberta de má
configuração da rede e de aplicações através da análise do tráfego, má
utilição da rede com a identificação da utilização de protocolos
desnecessários e descoberta de excessiva utilização da largura de
banda por parte de algum host. Portanto quem tiver algum material e
algo que venha a ser interessante, agradeço a atenção de todos e me
desculpem caso o email venha a ferir a real função desta lista, é que
já participo a algum tempo e vi que pode ser um local aonde possa
conseguir algum ajuda pelo perfil dos profissionais que dela
participam, obrigado.

Leonardo Medeiros
Técnico de Suporte Técnico T.I.
euleonardo at gmail.com