[GTER] Levantamento de switches compatíveis com IPv6

MARLON BORBA MBORBA at trf3.gov.br
Thu Feb 14 12:16:35 -02 2008

Prezados,

Na preparação do ambiente para IPv6 certamente vamos nos defrontar com
um problema que, apesar de não ser nada grave, vai dar trabalho, e,
antecipando-me, gostaria de ouvir suas opiniões.

Temos um "mix" de "switches" de diversos fabricantes (a maioria Cisco,
mas há uns Allied Telesyn e uns 3Com gigabit). Em teoria, eles suportam
SNMP, o que me permitiria, pela variável sysDescr, obter a versão do
"firmware". No entanto, eles têm diferentes "communities" públicas.
Assim, acho que uma coleta automatizada de informação (via snmpget ou
snmpwalk) fica inviável.

Uma solução que me ocorreu foi a de escrever um "script" e um arquivo
de texto contendo a lista dos IPs dos "switches" e respectivas
"communities". O "script" leria o arquivo e faria a coleta dos dados,
gravando-os em um outro arquivo de texto. O problema, ainda, é o de
escrever o arquivo de texto de entrada e colocar nele todas as
"communities", ou seja, uma atividade braçal...

Alguém poderia sugerir um outro método de coleta dessas informações
que, além de automatizado, não requeresse levantamento dessas
"communities"? Temos o CiscoWorks, mas acho que ele não funciona com
produtos de terceiros...

Abraços,

Marlon Borba, CISSP, APC DataCenter Associate
Técnico Judiciário - Segurança da Informação
TRF 3 Região
(11) 3012-1683
--
Practically no IT system is risk free.