[GTER] Ips validos para rede interna

Hermógenes Junior shampooms at gmail.com
Sat Feb 9 21:20:07 -02 2008

Boa noite pessoal, eu trabalho com rede wireless, agora estou precisando em
uma determinada rede rotear ips validos para dentro da minha rede, veja se
pode me ajudar, pois rotas estaticas e roteadores eu nao sei absolutamente
nada, normalmente o pesoal da brtelecom jah configuram os roteadores e nunca
precisei de ips validos dentra da minha rede, somente fazia direcionamento
de portas, vamos a cena:

roteador cisco 1700 com bloco de ip /240 me dando 16 ips sendo 14
utilizaveis, certo?! desculpem possiveis equivocos!

roteador(200.183.153.81)
cache proxy pfsense
              eth0=200.183.153.82
              gw=200.183.153.81
              eth1=172.16.0.1
sagu-pro
              eth0 172.16.0.2
              gw=172.16.0.1
              eth1=192.168.1.1

Um amigo me passou que precisarei segmentar a rede direto no roteador, e
fazer a rota estatica do meu proxy para o servidor sagu-pro, bom, entendi a
necessidade de se fazer, mais agora gostaria que me esclarecessem se
possivel, sobre esse tipo de roteamento o que configurar no roteador e nos
meus servidores, pessoal, fico no aguardo, bjundas!

;)