[GTER] Consumo de link estranho !

Julio Arruda jarruda-gter at jarruda.com
Mon Dec 29 12:52:12 -02 2008

Danton Nunes wrote:

> verifique a natureza desse tráfigo com ferramentas à la tcpdump. algo me
> diz que tem bicho solto na tua rede.

Voce pode usar netflow para identificar o tipo de trafego, no proprio
router. Existem varios artigos sobre fazer traceback/monitoracao mesmo
somente com as ferramentas do proprio router, usando netflow.

Ou voce pode criar um sinkhole temporariamente, para mandar todo o
trafego de entrada para uma maquina rodando tcpdump/similares, durante a
janela em que a LAN esta desligada..(obviamente, com impacto neste caso)

Como voce falou que o trafego parece ser presente mesmo sem as
interfaces ethernet (links 'internos' ?), durante este horario voce pode
descobrir por exemplo um grande trafego de entrada para hosts/redes nao
existentes, e um trafego de saida de ICMP por exemplo, assim explicaria
o trafego bidirecional mesmo sem maquinas ligadas no seu lado do link..