[GTER] RES: Multilink ppp / frame-relay com a telefonica

Henrique de Moraes Holschuh henrique.holschuh at ima.sp.gov.br
Tue Dec 23 16:10:41 -02 2008

Toledo, Luis Carlos wrote:

> Eu tenho ativado multippp com a telefônica, mas no meu caso é um IP
> Dedicado, no caso seria mesma coisa com o frame relay. Tive problemas de
> balanceamento com a telefônica e a única solução foi o multippp utilizando
> roteador cisco.
>
> Não tive muita dificuldade no atendimento, solicitei via gestora técnica e
> após alguns dias alguém de redes me ligou e configuramos.
>
> Lembrando que para multippp as LPs devem estar no mesmo roteador dos dois
> lados.

É, funciona muito bem, desde que o pessoal da Telefônica lembre disto
:-)  Nós fomos parte do piloto de multilink-ppp e essa foi uma das
"lições aprendidas" do lado deles.

O enlace em questão era 6xE1, IP dedicado.  Depois trocamos para
metro-ethernet sobre SDH, e aumentamos bastante o enlace... a conclusão
por aqui é que metro-ethernet é MUITO melhor que MLPPP, e MLPPP é muito
melhor que interfaces discretas.

MLPPP vai pegar pesado na CPU do roteador, dependendo do modelo, então
fique esperto se ela já estiver acima de 60% sem o MLPPP...

Projetos Especiais
TEL +55-19-3739-6055/CEL +55-19-9293-9464

e do custo que você pode evitar.