[GTER] RES: PTT-R

Tukso Antartiko tukso.antartiko at gmail.com
Mon Dec 8 12:53:44 -02 2008

Giuliano,

Qualquer um pode criar um ptt, basta apenas um switch, nem é necessário que
os membros tenham ASN ou faixa IP própria, para isso pode-se usar ASN do
espaço reservado.

No entanto montar o ptt com ajuda do NIC.br te dá mais suporte e
publicidade, embora eles possam exigir alguns requisitos para tornar este um
ptt oficial do NIC.br.

Se um ptt local é viável ou não você precisa ver se há tráfego suficiente
entre os provedores locais para compensar os custos envolvidos, mas para
isso é preciso fazer medições. Este tráfego pode haver mesmo em cidades
pequenas onde haja muito VOIP entre os provedores e/ou haja um site local
com muito tráfego, ex.: jornal local, site de fotos de festas, site de
imobiliária (com muitas fotos de imóveis), ... Outro ponto que você pode
verificar é se há alguma instituição servida pela ANSP/RNP nas proximidades
e verificar a possibilidade dela utilizar esta conexão para trocar os
prefixos destas redes no ptt, o que não gera muito tráfego mas já é alguma
coisa (mirrors de software livre, faculdades e alguns serviços do estado).

Sobre determinados provedores não venderem em uma região, normalmente isto
está restrito ao custo do transporte, não do last-mile mas o regional.
Geralmente por causa de falta de concorrência o custo do transporte até um
POP da operadora pode ser alto, inviabilizando a venda competitiva em um
volume baixo ou em qualquer volume.

Neste sentido reunir provedores de uma mesma cidade na própria cidade não
tenderia a atrair muitas operadoras, a não ser que estas desconheçam o
potencial daquela cidade e este fique mais evidente pelo volume de tráfego
trocado. Pois o custo de cobrir mais um provedor em uma mesma cidade pequena
é reduzido senão trivial, comparado ao do transporte de longa distância,
para que um ptt por si só sirva de motivação.

Quanto a reunir (geralmente por rádio) provedores de cidades próximas em um
único local, de preferência bem conectado, aí sim seria um atrativo maior
pois a operadora não precisaria bancar o custo individual de cada transporte
inter-municipal cidade e o volume de tráfego poderia tornar viável o uso
transporte regional um pouco mais caro. Além disso no caso do local ser bem
conectado o custo do transporte regional torna-se bem mais barato.

Campinas, que foi citada, é uma cidade bem conectada. Se quiser saber de
outras me informe as principais cidades da região que quer conectar e assim
que puder te indico algumas.

Além disso, e talvez o principal pois não se pode ficar contando com as
decisões de uma operadora, em ambos os casos (mas melhor no segundo), os
provedores envolvidos no ptt podem dividir os custos para se conectar a um
ptt com grande volume de tráfego como o PTT-SP, ou a um local onde os custos
da conexão de internet seja igualmente mais barata.

Esta infraestrutura que citou é atrativa, mas ainda sim o mais primordial
parece ser os custos de transporte e o volume potencial.