[GTER] Ethernet - problema com tamanho minimo de cabo

Marcio de Freitas Minicz minicz at uol.com.br
Fri Aug 29 20:10:18 -03 2008

Felipe,

Fiz uma pequena pesquisa. Busquei a norma IEEE 802.3:2002 e o manual
TDMM 11a edição da Bicsi.

No manual TDMM fala somente do comprimento máximo. Já na norma IEEE
802.3 é definido o comprimento mínimo para o 10Base-5 (2,5 m) e para o
10Base-2 (0,5 m).

Quanto aos sistemas que utilizam par trançado não consegui encontrar
essa informação. (Também não fiz uma leitura completa do documento, o
mesmo tem mais de 1500 páginas.)

Uma informação que encontrei é o sistema de cabeamento tem que atender
algumas características. Para o 1000Base-T o texto é o seguinte:

"40.7.1 Cabling system characteristics
The cabling system used to support 1000BASE-T requires 4 pairs of
Category 5 balanced cabling with a
nominal impedance of 100 Ω. The cabling system components (cables,
cords, and connectors) used to provide
the link segment shall consist of Category 5 components as specified in
ANSI/TIA/EIA-568-A:1995
and ISO/IEC 11801:1995. Additionally:
a) 1000BASE-T uses a star topology with Category 5 balanced cabling used
to connect PHY entities.
b) 1000BASE-T is an ISO/IEC 11801 Class D application, with additional
installation requirements
and transmission parameters specified in Annex 40A.
c) The width of the PMD transmit signal spectrum is approximately 80 MHz.
d) The use of shielding is outside the scope of this standard."

Com isso eu concluo que não existe um comprimento mínimo, desde que o
cabeamento atenda a norma.

[]'s

Márcio Minicz