[GTER] RES: ... sobre o 3G

Toledo, Luis Carlos lscrlstld at gmail.com
Thu Aug 28 09:01:35 -03 2008

> A respeito da tecnologia Claro 3G (que acabou de chegar por
> aqui pelo "interior" com 150ms de ping para o ptt.br :( ...),
> existe a possibilidade de se ter um CHIP com IP(v4) fixo ?

Utilizando a APN pública da operadora seu IP será dinâmico fornecido por
DHCP.

> E possivel que eu consiga movimentar o meu celular ou modem
> 3G com um unico IP pelo pais todo, considerando que estarei
> sempre na mesma rede ?

Sim, normalmente as operadoras tem somente dois GGSNs (SP e RJ) para rotear
tudo. Mas mesmo que tenha outros tão faz por onde entra ou sai o trafego.

> Se eu ficar sempre na mesma regiao seria mais sensato pensar
> nessa possibilidade, nao ? Alguem sabe se eles vao
> disponibilizar IP Fixo ...
> ou nao tem sentido em se falar em IP fixo para esse tipo de
> tecnologia ?
> Nem se o modem ficar num unico lugar ?

Lugar fixo ou não o IP será dinâmico.

Para se ter IP fixo somente utilizando APN privada. Já existe no Brasil
algumas "carrier broker" que possuem APNs privadas e wVPNs com operadoras,
assim estas fornecem serviços e suporte mais especializados, principalmente
para telemetria e monitoria.

> A respeito de se utilizar o chip como canal de dados
> redundante (criacao de um tunel IPSec - VPN) ... assim como
> eram os sistemas de DIAL BACKUP (VPN DIAL), alguem ja
> utilizou ou faz uso dessa tecnologia (para
> redundancia) ?  Funciona bem ?

Utilizando APN publica seu ip será dinamico, assim somente utilizando de
algum artifício tipo DDNS para acesso de fora para dentro.

> Alguem ja utilizou as placas GSM 3G da CISCO ?
>
> http://www.cisco.com/en/US/products/ps7272/index.html
>
> Elas ja funcionam aqui no Brasil corretamente ?

Pelo que testei aqui em vários modens e módulos GSM, o único detalhe a ser
checado é a frequencia, ideal é que seja quadriband ou triband "tipo
exportação". Os comandos ATs que regem esses modens seguem um certo padrão,
salvo alguns pequenos detalhes entre um ou outro fabrincante.

> Poderiam me passar suas opnioes e/ou observacoes sobre essa o
> uso dessa tecnologia em empresas ?

Com certeza abre novas oportunidades de conexão, seu principal impacto além
do acesso a internet propriamente dito, são as aplicações de telemetria,
monitoria e rastreamento.

Abs Toledo