[GTER] RES: Roteadores para Links em Fibra

Luciano Pimenta pimenta at telbrax.com.br
Tue Aug 19 08:27:24 -03 2008

Instalei uma rede, e está funcionando, com um switch layer 3. Recebe em uma
interface óptica, giga. Atualmente o tráfego está em 350Mbps. A interface
giga do switch é óptica. O modelo usado é o Dm3000 da Datacom, brasileiro,
feito no Rio Grande do Sul. A matriz de comutação é muito rápida. Deve-se
cuidar quando for necessário executar BGP e trocar a tabela completa da
Internet. Neste caso este switch não tem memória suficiente. Executa várias
sessões BGP simultâneas porém sem trocar a tabela completa. Para trocar a
tabela completa você vai precisar de um switch com pelo menos 1GB de
memória. Neste caso a Datacom tem o modelo de uma série chamada 4000. Tem
vários switches da CISCO com grande capacidade de memória também. Porém
deve-se avaliar o preço.
Tipos de interface óptica:
De uma forma geral as operadoras entregam em fibra monomodo (single mode).
Se o seu equipamento permitir a instalação de um módulo SFP tanto melhor,
menos uma caixinha para dar dor de cabeça.
Desempenho dos conversores eletro óptico: Nos equipamentos que implantei,
nunca tive problemas com desempenho. Já usei conversores em 622Mbps e o
atraso introduzido não foi sentido.
Um abraço, Luciano