[GTER] Roteadores para Links em Fibra

Rubens Kuhl Jr. rubensk at gmail.com
Tue Aug 19 00:03:51 -03 2008

> Algumas empresas aqui na nossa regiao tem solicitado links em fibra
> optica (acima de 8 Mbps), a partir de operadoras conhecidas.
>
> Em geral o pessoal utiliza o CISCO 2811 ou 2821 para esses links de
> fibra optica.
>
> Algumas duvidas surgem a respeito dessa abordagem:
>
> - Esses roteadores suportam trafego acima de 40 MBps full duplex numa
> porta fast ou giga ?

Sem serviços ativados, o 2821 sim.
http://www.cisco.com/web/partners/downloads/765/tools/quickreference/routerperformance.pdf
(esses números são soma de RX+TX, então tem que dividir por 2).

Com alguns serviços simples como ACL ativados, mas considerado uma
distribuição de pacote I-Mix (pacote típico Internet de 400 bytes ao
invés dos 64 bytes usados no cálculo acima), deve aguentar sim.

> - Os links de fibra das operadoras no estado de Sao Paulo: EBT, TEL,
> CTBC, INTELIG, etc) sao em Giga ou em Fast ? Sao SM ou MM ? (Em geral ?)

Se a rede da operadora é SDH, o mais comum é Fast elétrico ou Giga
óptico. Se a rede é Metro, é no geral elétrico, Fast ou Giga.
Veja que a interface com o cliente não precisa ser da mesma mídia,
velocidade ou protocolo que a rede da operadora.

> - Para esse tipo de roteador coloca-se um conversor de midia (MM ou SM)
> ou coloca-se interfaces SFP do tipo HWIC ?

À escolha do freguês...

> - Os conversores de midia introduzem algum tipo de perda de desempenho ?

Não se não houver problema de negociação... conversores de mídia são
mais propensos do que a média a dar problema de negociação de duplex,
e o fato de não ser gerenciável torna mais difícil descobrir esse tipo
de coisa.

Um bom conversor de mídia tem LLF (Link Loss Forwarding) para derrubar
a porta metálica no caso de queda da potência óptica.

> - Existem interfaces Fast Ethernet em Fibra para esse tipo de roteador ?

Sem idéia.

> - Alguma ideia de custo medio de uma solucao em fibra ? Algo que poderia
> girar em torno de R$ 6.000,00 ?

Custo do quê ?

> - A solucao Mikrotik poderia vir a ser utilizada com uma placa Fast/Giga
> em Fibra ?  Teria desempenho bom ?

Mikrotik em x86 vai depender de um processador rápido com placa de
rede rápida (ou seja, driver bastante eficiente em transferir dados
com poucas interrupções).  No nível de velocidade que você citou, uma
boa combinação x86 funciona sim... e funciona com Mikrotik, Vyatta,
*BSD e qualquer sabor de Linux.

Já Mikrotik em Routerboard, eu ainda estou para ver uma Routerboard
que aguente muito tráfego. Não testei vários dos modelos novos, mas a
diferença dentre performance real e a anunciada até hoje para os
outros modelos me deixa com pé bem atrás.

Uma solução bem barata por uns R$ 2000 é um conjunto com um Mac-Mini e
um switch com 802.1q. As dicas para usar um Mac-Mini de forma
confiável como roteador estão aqui:
http://www.fubra.com/blog/2007/10/mac-mini-bgp-routers-part-2.html

Já a questão de tipos de mídia (fibra, metálico etc.)  fica para o
switch, onde opções como Netgear, Linksys, Edgecore são bem
acessíveis. A ligação do switch com o roteador é uma única interface
gigabit para o tráfego indo ou vindo.

Rubens