[GTER] Roteadores para Links em Fibra

Eduardo Schoedler eschoedler at viavale.com.br
Mon Aug 18 23:37:34 -03 2008

Olá Giuliano.

Vou pular as respostas sobre routers Cisco, porém me interessa também uma
vez que estou solicitando 20Mbps em fibra para a BRT. =)
Utilizo um router Cisco 3660, e hoje (com 8 seriais) ele já consome 30-40%
da CPU.

Sobre o Mikrotik, adianto que já houveram testes aqui na minha região com a
GVT.
O link chega em fibra (Fast Ethernet) e é convertido para UTP (100baseTX)
com transceiver.
O desempenho não ficou bom, e tiveram de utilizar outra solução ao invés do
Mikrotik.
Infelizmente não tive maior acesso aos resultados, foi o que me passaram.
Não sei se foi o BGP... não sei se foi algo com o Mikrotik... vou tentar me
informar melhor.

Abraços.

From: "GIULIANO (UOL)" <giulianocm at uol.com.br>
Subject: [GTER] Roteadores para Links em Fibra

Pessoal,

Boa noite,

Poderiam me dar uma ajuda ?

Algumas empresas aqui na nossa regiao tem solicitado links em fibra
optica (acima de 8 Mbps), a partir de operadoras conhecidas.

Em geral o pessoal utiliza o CISCO 2811 ou 2821 para esses links de
fibra optica.

Algumas duvidas surgem a respeito dessa abordagem:

- Esses roteadores suportam trafego acima de 40 MBps full duplex numa
porta fast ou giga ?

- Os links de fibra das operadoras no estado de Sao Paulo: EBT, TEL,
CTBC, INTELIG, etc) sao em Giga ou em Fast ? Sao SM ou MM ? (Em geral ?)

- Para esse tipo de roteador coloca-se um conversor de midia (MM ou SM)
ou coloca-se interfaces SFP do tipo HWIC ?

- Os conversores de midia introduzem algum tipo de perda de desempenho ?

- Existem interfaces Fast Ethernet em Fibra para esse tipo de roteador ?

- Alguma ideia de custo medio de uma solucao em fibra ? Algo que poderia
girar em torno de R$ 6.000,00 ?

- A solucao Mikrotik poderia vir a ser utilizada com uma placa Fast/Giga
em Fibra ?  Teria desempenho bom ?

Muito obrigado,

Giuliano