[GTER] OpenVPN ou Openswan ?

Leonardo Rodrigues Magalhães leolistas at solutti.com.br
Thu Aug 14 10:48:04 -03 2008

Andre Sencioles Vitorio Oliveira escreveu:
> Pedro,
>
> O OpenVPN funciona com tuneis SSL, não SSH...
>
> Não tenho muita experiencia com implementação de VPN com OpenVPN. Mas
> pelo que eu lí sobre ele, ele é mais voltado para o modelo
> cliente-servidor, e não gateway-gateway.

    não mesmo .... OpenVPN pode ser tanto utilizado para
cliente-servidor bem como gateway-gateway, exatamente como o IPSec.

    Minha opinião: OpenVPN *SEMPRE*, a não ser que você tenha
obrigatoriamente que usar IPSec por exigência da 'outra ponta'. Porque
se a outra ponta for minha, vai ser OpenVPN nos 2 lados.

    Em termos de criptografia e tal, ambos utilizam os mesmos protocolos
!! IPSec não é criptografia, criptografia é 3DES, AES .... e OpenVPN te
dá todas essas opções.

    Pela facilidade de configuração e facilidade de lidar com NATs, eu
fico com OpenVPN sempre. Roda bem em Windows XP/Vista, roda bem em Linux
... show de bola !

--

	Atenciosamente / Sincerily,
	Leonardo Rodrigues