[GTER] OpenVPN ou Openswan ?

Andre Sencioles Vitorio Oliveira asenci at gmail.com
Thu Aug 14 10:14:27 -03 2008

Pedro,

O OpenVPN funciona com tuneis SSL, não SSH...

Não tenho muita experiencia com implementação de VPN com OpenVPN. Mas
pelo que eu lí sobre ele, ele é mais voltado para o modelo
cliente-servidor, e não gateway-gateway.

Você está certo em relação à interoperabilidade entre o OpenVPN e o
IPSec. Eles não são compativeis. Se a outra ponta usar IPSec, o
OpenVPN não vai resolver.

Apenas uma dica... depois de muitas experiências ruins fazendo
debugging com o Openswan, resolvi testar o Racoon e fiquei muito
satisfeito. Talvez você queira dar uma olhada:
http://ipsec-tools.sourceforge.net/