[GTER] RES: RES: Resposta do Senador Azeredo

Renato Frederick frederick at dahype.org
Sun Aug 3 21:34:53 -03 2008

Julião e Omar.

Gostaria de acrescentar a questão de computadores usados por pessoas não
técnicas que podem pegar um vírus ou ser um "relay" para criminosos.
Até separar joio do trigo e mostrar que aquele PC é tão somente um zumbi,
isto poderia causar danos irreversíveis para a imagem da família ou da
empresa que passa por isto. Somado aos "shows" televisivos em que se
transformaram certas ações policiais, me preocupa e muito.
Vendo o caso do homicídio, seria o mesmo do matador roubar seu carro de
madrugada e quando você acordar, ser procurado como suspeito do crime. Só
que na vida real é fácil provar que seu carro foi levado, a própria polícia
vai conferir na sua casa.
No computador nem sempre você sabe que seu PC foi "roubado" por um marginal.
Hoje mesmo pela manhã atendi um chamado de 6computadores que estavam
enviando SPAM e congestionando a rede, contaminados por um worm, os usuários
nem sentiram nenhum problema, afinal o executável não consumia muito
recurso.
Temos bons analistas forenses, boas equipes de investigação, com pessoal
altamente qualificado e espero que eles saibam aplicar a lei de maneira
sensata e correta, analisando com cuidado os pontos acima e tantos outros
que possam surgir, fazendo valer o que o Senador deseja que é encontrar o
criminoso e resguardar os inocentes.