[GTER] E3/ATM/Ethernet/Linux

Pedro Angones pedro at globalwave.com.br
Tue Apr 29 10:40:15 -03 2008

Prezados,

Estou montando um BGP em um servidor linux e estou com problemas para ligar
um link ATM de 25Mbits atualmente entrando em um roteador CISCO com
interface E3.

Preciso converter o ATM/E3 para ethernet para conectar este link ao
servidor.

Conheço 3 possibilidades:

- Solicitar a operadora que altere o link para ethernet (inviabilizado pela
operadora);

- Instalar no servidor uma placa ATM (Sangoma por exemplo)

- Utilizar um conversor (a RAD possui o produto)

Estamos avaliando as 3 opções mas por uma razão ou por outra ($$$$) elas
acabam não agradando.

Eis a questão. O Linux suporta ATM correto? Logo seria possível converter
apenas a interface FISICA de E3 para Ethernet (não o protocolo) e
encapsular/desencapsular o ATM diretamente no Linux?

Aceito qualquer sugestão.

Obrigado.

Pedro Angones.