[GTER] IPv6 e roteadores domésticos

KurtKraut listas at kurtkraut.net
Mon Apr 28 17:02:59 -03 2008

Aloha Julio,

Quando digo 'ceder o mesmo IPv4 para diversos clientes' é o modelo de
NAT mesmo. Por exemplo, em um prédio residencial, todos os moradores
receberão o mesmo IP 200.algumacoisa, sendo um impedimento para o
funcionamento de diversos serviços online. Para esses provedores, os
blocos IPv6 gratuitos cedidos pela LACNIC cairiam como uma luva.

Quanto a solução do OpenWRT/DD-RT, realmente seria uma solução mais
simples. Mas fica difícil para ISPs sugerirem tal mudança nos
equipamentos de seus clientes principalmente por implicar na perda de
garantia e suporte do equipamento.

Abraços,

Kurt Kraut (listas at kurtkraut.net)